Norte

Visitando Novo Airão, Amazonas.

Novo Airão – AM Interação Com Os botos

Por Que Ir Novo Airão

Novo Airão está localizada a pouco mais de 180 km de Manaus e é possível alcançá-la facilmente através da recém-inaugurada Ponte Rio Negro. A imponente obra de engenharia, que também se tornou um ponto turístico, eliminou o antigo sistema de balsas e as desgastantes horas de espera nas filas.

A atração mais famosa da cidade é a possibilidade de interagir com os botos que regularmente visitam o flutuante da Dona Marilda. Há alguns anos, essa senhora e as suas filhas começaram a alimentar os botos que de vez em quando chegavam próximo às margens do rio. Os bichos gostaram tanto do agrado que passaram a voltar constantemente. O fato logo se espalhou e, hoje em dia, vários turistas vêem regularmente a Novo Airão para alimentar e ver de perto esse animal tão emblemático da fauna amazônica. A entrada no flutuante custa R$10,00.

Vista aérea da Estação Ecológica de Anavilhanas, no rio Negro acima de Manaus, Amazonas, Brasil

Dois parques nacionais em um só lugar

Mas Novo Airão possui outros atrativos além dos botos. Sua localização estratégica a coloca como ponto de partida para dois dos mais importantes parques nacionais da Amazônia: o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú.

Anavilhanas é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas. Para visitá-lo, basta alugar uma voadeira e iniciar um passeio de pouco mais de uma hora entre os labirinticos corredores verdes do arquipélago. Durante a vazante do Rio Negro, belas praias de areia branca surgem no entorno das ilhas, sendo possível parar para tomar um refrescante banho em algumas delas.

Parque Nacional Do Jaú

Outro grande passeio partindo de Novo Airão é uma visita ao Parque Nacional do Jaú. Localizado logo após as Anavilhanas, este é o segundo maior parque nacional do Brasil, com uma área superior ao estado de Sergipe e declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Praia Da Velha

Para Chegar até o parque apenas através do Rio Negro, num percurso que dura cerca de 3 horas em voadeira. A melhor época para visitar o Jaú é definitivamente de setembro a janeiro, durante a vazante dos rios. Nessa época, logo na entrada do Parque, o visitante já se depara com a extensa faixa de areia da Praia da Velha, ótima para um banho depois da longa viagem. Em seguida, a dica é desbravar as corredeiras do Rio Carabinani, que revela um belíssimo leito rochoso que contrasta com a densa floresta que domina as suas margens.

Cachoeira Do Rio Jaú

Rio Carabinani

Petróglifos

Podemos citar ainda como atrações a trilha que leva até uma grande Samaúma, árvore amazônica que pode atingir até 40 m de altura e possui gigantescas raízes tabulares, além dos incrivelmente detalhados petróglifos, gravuras rupestres presentes em diversas rochas ao redor do parque que comprovam a milenar ocupação da região. No final do dia, o espetáculo fica por conta da revoada dos pássaros e das cores do pôr-do-sol refletidas nas águas do rio.

Petróglifos

Sítio Arqueológico Do Parque Nacional Do Jaú

O sítio arqueológico situa-se na entrada do Parque Nacional do Jaú, no Lago São João, e somente é acessível durante a época da seca. Apesar disso, a qualidade dos petróglifos justifica a inclusão do sítio no roteiro das visitas, mesmo que sazonalmente.

Cidade Fantasma Velho Airão

Por fim, antes de deixar o município, vale a pena visitar a cidade fantasma de Velho Airão. No início do século passado, essa pequena cidade servia de entreposto comercial para a borracha extraída das regiões do Médio e Alto Rio Negro. Porém, segundo conta uma lenda local, ela foi subitamente tomada por uma horda de formigas de fogo. Seus moradores então foram forçados a abandonar a cidade e acabaram fundando um outro povoado, dando origem a Novo Airão. Hoje em dia, é possível visitar as ruínas de alguns casarões que, abandonados, são aos poucos retomados pela floresta. Velho Airão localiza-se pouco antes da entrada do Parque Nacional do Jaú e também só é acessível pelo rio.

Distância de Manaus: 180 km

Como chegar: De carro ou de ônibus, atravessando a Ponte Rio Negro. Já do outro lado do Rio Negro, siga pela rodovia AM-070 (Estrada Manoel Urbano) e, no Km 80, vire à direita e siga pela rodovia AM-352 que leva até Novo Airão.

Não deixe de ver/fazer: Interagir com os botos do flutuante da Dona Marilda; Visitar os corredores verdes, lagos e praias do Parque Nacional de Anavilhanas, incluindo as praias do Meio, Baranoá, Camaleão, Aracari, Jauari, Mirapinima e Camutirana; Visitar o Parque Nacional do Jaú, incluindo a Praia da Velha, o Rio Carabinani, a Cachoeira do Itaúbal e uma trilha que leva até uma enorme Samaúma; Visitar as ruínas de Velho Airão; Visitar a Cachoeira do São Domingo e as Grutas do Madadá.

Leave a Comment